As principais 10 dicas e ideias de marketing que vão ajudar você a decolar suas vendas

Dica 1: Obtenha o melhor conselho de marketing.

A primeira dica de marketing é esta: se você quiser evitar o desperdício de dinheiro e perder inúmeras oportunidades de vendas, jogue seus antigos guias de marketing e programas de áudio na lixeira!

Você precisa saber o que funciona hoje e o cenário de marketing muda rapidamente. Portanto, antes de aplicar quaisquer dica ou ideia de marketing, verifique a data das informações que você está usando.

Dica 2: Use o Marketing de Conteúdo para impulsionar massivamente suas vendas.

O marketing de conteúdo funciona. Na verdade, desde que o material que você produz seja genuinamente útil, ele pode funcionar muito bem.

Você pode ou não estar familiarizado com a frase Marketing de Conteúdo, mas visita sites de marketing de conteúdo todos os dias. Quando você visita sites de notícias, sites de entretenimento ou blogs como esse, que oferecem conteúdo gratuito, você está visitando um site que usa conteúdo para se promover. O Marketing de Conteúdo pode ser usado com sucesso para comercializar qualquer tipo de negócio. E é imbatível quando se trata de atrair novos clientes, leads de vendas e assinantes. Resumidamente, veja como o Marketing de Conteúdo funciona:

Você cria um site, blog, vlog, boletim informativo ou podcast, etc. Você o utiliza para fornecer informações GRATUITAS que tenham valor real para seus clientes potenciais, enquanto oferece a eles a oportunidade de comprar bens, serviços (ou ambos), que estão intimamente ligados para a informação que você der.

Por exemplo, aqui na Zopaza oferecemos dicas de marketing, design e programação gratuitas e valiosas. As pessoas leem as informações, usam as ideias e compartilham o que encontram aqui com seus amigos. Então, algumas dessas pessoas vêem a qualidade das nossas informações e decidem nos contratar, quando precisam de ajuda especializada em design.

Dica de Marketing de Conteúdo: Ignore qualquer pessoa que lhe diga que QUALQUER conteúdo servirá ou que possa automatizar o processo. Este não é o caso. Se o conteúdo que alguém produz não for útil, ele não fará nada além de torná-lo ruim.

Dica 3: Faça o marketing por e-mail funcionar para o seu negócio.

E-mail marketing é extremamente rentável e uma das ferramentas de marketing mais poderosas disponíveis para pequenas empresas. Isso porque fornece resultados previsíveis e custa pouco ou nada para ser usado.

Outro grande benefício do marketing por e-mail é que, ao contrário do Facebook, Twitter, Linkedin ou qualquer outra rede social, você não apenas constrói sua rede… VOCÊ é o dono!

Donos de empresas que gastaram tempo e dinheiro construindo sua página no Facebook, descoberta em 2013, o Facebook está mostrando seus posts para apenas uma pequena fração de seus fãs. Se eles querem que todos os fãs do Facebook vejam suas postagens, eles agora precisam pagar o Facebook. Facebook possui sua rede! Essa alteração das regras é um exemplo perfeito de por que você precisa evitar a terceirização de sua rede para uma rede social. O marketing por e-mail coloca você no controle e permite que você construa um ativo cada vez mais valioso.

Aqui estão algumas dicas e sugestões de marketing por e-mail para você considerar, antes de começar.

Recomendamos fortemente que você construa seu próprio banco de dados de e-mail, em vez de comprar um de uma dessas corretoras de lista.

A melhor maneira de começar a construir sua lista de assinantes é perguntar a todos os seus clientes e contatos existentes se você pode ter seu endereço de e-mail. Nunca adicione pessoas à sua lista de e-mail. Você precisa de permissão, caso contrário, eles considerarão seus e-mails como spam.

Em seguida, pergunte se você pode contatá-los de tempos em tempos por e-mail com um boletim informativo ou ofertas especiais ou anúncios. Isso vai te dar sua lista inicial e dar-lhe algo para começar. Contanto que você contate SOMENTE essas pessoas com informações úteis e facilite o compartilhamento da sua newsletter, sua lista crescerá ... em tamanho e valor.

Você também precisa ter uma caixa de inscrição de e-mail no seu site ou blog. Isso precisa ser fácil de ler e posicionado em uma área organizada do seu site, que todos verão.

Seja extremamente cauteloso com qualquer especialista em marketing, que diz que você precisa usar caixas pop-up irritantes para chamar a atenção de seus leitores. NÃO, VOCÊ NÃO. Ele simplesmente mostra que eles não têm idéia de como otimizar seu site.

Caixas de pop-up também são extremamente irritantes e tendem a gerar assinantes de baixa qualidade. Descobrimos que as pessoas que clicam alegremente em caixas de pop-up tendem a clicar em MUITAS caixas pop-up. Como resultado, eles recebem centenas de boletins enviados para eles e provavelmente não notarão o seu.

Se você está pedindo para as pessoas se inscreverem na sua newsletter, também sugerimos que você ofereça algo de valor genuíno, em troca de se juntar à sua lista de assinantes. E também que você só peça que as pessoas lhe dêem seu nome e endereço de e-mail ... não a história de toda a sua vida.

Nota: Cada informação adicional solicitada reduzirá os seus números de inscrição.

Também é muito importante que as pessoas saibam que você nunca transmitirá seus detalhes de e-mail a ninguém.

Envie apenas uma mensagem de e-mail a cada 7 a 14 dias, as pessoas detestam ser inundadas por informações, mesmo que sejam ótimas informações!

Finalmente, (e isso é muito importante) você deve pedir a seus leitores que encaminhem seus e-mails para seus contatos. Se o conteúdo for bom o suficiente, eles irão - mas nunca assumirão nada, sempre pergunte a eles. Inclua uma mensagem no final de cada newsletter, que diz algo como isto:

“Se você recebeu este e-mail de um amigo e deseja receber uma cópia regular, pode se inscrever aqui e receber dicas de marketing diretamente na sua caixa de entrada.” (Link desse texto para a página de inscrição do boletim informativo)

Recomendamos que você aprenda e cumpra as regras que regem o marketing por e-mail em seu país.

Dica 4: Construa uma rede super valiosa de contatos comerciais.

Um dos maiores mitos nos negócios é que você deve ter uma rede grande se quiser ter sucesso. Na verdade, você precisa de apenas 5 ou 10 pessoas para começar.

A realidade é que o tamanho da sua rede não é o importante. É a influência das pessoas da sua rede que conta.

  • Se a minha rede tem 1000 pessoas, mas falta influência, terá um valor comercial próximo de zero.
  • Se minha rede tiver apenas 10 pessoas, mas elas estão motivadas e têm influência real, ela terá um grande valor comercial para você.

Pare de desperdiçar seu tempo trocando cartões de visita em eventos de rede. As pessoas que participam desses eventos estão lá para vender para você, não para comprar de você e muito, muito poucas pessoas bem conectadas desperdiçam seu tempo atendendo-as. Os melhores networkers descobriram que a maneira de se conectar com as pessoas certas é direcioná-las deliberadamente.

Veja uma sugestão: faça uma lista das 30 pessoas mais influentes em seu mercado. Essas pessoas podem incluir clientes potenciais de alta qualidade ou talvez introdutores influentes; Introdutores são pessoas que podem recomendá-lo a muitos compradores. Em seguida, junte um plano que permita que você ganhe a atenção deles. Essa abordagem direcionada leva tempo, mas as recompensas são enormes.

Não acredita? Ok, pense em quão diferente seria o seu negócio, se você já tivesse feito isso, e agora você pode pegar o telefone e conversar com as pessoas mais influentes do seu setor! É um trocador de jogos.

Dica 5: Marketing na Internet: comece a levar seu site a sério.

A maioria das pequenas empresas não sabe que seu site é capaz de ser uma máquina geradora de vendas ou de vendas 24 horas por dia, sete dias por semana.

Seu site pode gerar consultas de alta qualidade, leads, telefonemas e vendas de potenciais clientes interessados ​​... contanto que você faça certo.

Quando um site é profissionalmente projetado e comercializado, é como ter uma loja na Rua mais movimentada do Brasil. A maioria dos sites de pequenas empresas é mais parecida com as lojas que estão em uma estrada de terra sem uso no meio do nada. Eles estão desatualizados e mal comercializados, quando poderiam ser muito mais valiosos para o proprietário da empresa.

Hoje, o investimento necessário para um site ou blog com aparência profissional é mínimo. Sim, você certamente pode gastar milhares em um site, no entanto, para a grande maioria das empresas, não há absolutamente nenhuma necessidade de gastar esse tipo de dinheiro.

Você pode ter um site com apenas R$50 ou menos. Existem sites que custam 100 vezes mais, o que gera uma fração de leads. Então, você não precisa gastar uma fortuna para ter um site ou blog profissional bem-sucedido.

Outro motivo pelo qual você precisa levar seu site a sério é que quase todos agora usam a Internet para "verificar" um provedor de serviços em potencial. Antes de decidir se faz negócios com um provedor ou não, a grande maioria das pessoas procurará pelo site do provedor! Isso inclui as pessoas que você comercializa seus serviços. Então, qual é o seu website "informando" sobre sua empresa?

Seu site é uma parte única do seu marketing em um aspecto realmente importante: ele sozinho tem o poder de matar ou sobrecarregar as taxas de resposta de todas as suas outras atividades de marketing. Portanto, se você enviar um email, por exemplo, esteja ciente de que as pessoas interessadas no que você ofereceu visitarão seu site antes de decidir contatá-lo (ou não!). Isso significa que a qualidade e o conteúdo de seu site devem incentivar as pessoas a confie completamente em você e veja você em uma luz totalmente profissional.

Se seu marketing não gerou as taxas de resposta esperadas, lembre-se de que as pessoas que "entraram em contato com você visitaram seu website primeiro. Um site profissional e otimizado é essencial. É simples assim.

Dica 6: Combine seus preços (ou taxas) com suas promessas.

Há um erro comum, que perde uma fortuna para pequenas e médias empresas. É simplesmente isto:

Seu marketing promete um serviço de alta qualidade, mas eles cobram uma taxa de barganha. Ao fazer isso, eles enviam uma mensagem mista para clientes em potencial, que perde negócios temáticos.

Todo mundo sabe que a qualidade nunca sai barata. Fomos treinados desde a infância a acreditar que, se algo parece bom demais para ser verdade, é bom demais para ser verdade. Prometendo às pessoas um serviço de alta qualidade por uma taxa baixa, cria dúvidas. Essa é a última coisa que você quer que aconteça na mente de seus clientes em potencial.

Torne seus serviços tão valiosos para o mercado quanto possível e depois cobra de acordo. Se você fizer isso, seus preços corresponderão às suas promessas e você terá facilitado para futuros clientes confiarem em sua mensagem de marketing.

Dica 7: Use marketing de entrada ou "marketing de atração" - não busque marketing.

Temos certeza de que você terá notado o que acontece sempre que uma mulher bonita ou um homem bonito entra em uma sala lotada ou em um bar? As pessoas olham para eles. Na verdade, algumas pessoas vão até elas e oferecem uma bebida ou conversam com elas. A razão pela qual chamamos esse tipo de pessoas fisicamente impressionantes de "atraentes" é que elas literalmente atraem a atenção e também o interesse de outras pessoas.

Então, você pode estar se perguntando, neste momento, o que isso tem a ver com você e seu marketing? As empresas de maior sucesso da ALL usam o mesmo poder de atração que acabei de destacar, a fim de atrair vendas, leitores de clientes ou clientes. Os negócios comercializados com mais sucesso ganham a atenção e o interesse de potenciais clientes tornando-se atraentes.

Por exemplo: Confiamos exclusivamente em marketing de atração para 100% de nossa receita de vendas. Como? Simples: as pessoas acham este blog "atraente" para dicas de marketing, design e programação, por isso recomendam e encaminham para seus contatos, colegas e amigos. Isso, por sua vez, ajuda a atrair mais pessoas. Essas novas pessoas fazem o mesmo, etc…

Então, sempre que nossos leitores decidem que querem alguém para ajudá-los a fazer mais vendas, adivinhe? Sim, eles ligam ou enviam um e-mail. Atraia clientes em vez de persegui-los, o que é ótimo porque as pessoas ODEIAM ser perseguidas.

A maioria das empresas entende o caminho errado. Eles escolhem "buscar" novos clientes e, mesmo que as pessoas não estejam respondendo às suas cartas, e-mails ou ligações; eles apenas continuam a moer, independentemente. Esta é uma das dicas de marketing mais importantes nos negócios.

Dica 8: Pesquise seus concorrentes para obter melhores resultados de marketing.

É impossível vender ou comercializar efetivamente seus serviços, a menos que você tenha pesquisado seus concorrentes. Você precisa saber quais ofertas, garantias, preços ou taxas você enfrenta, a fim de tornar SUA oferta a mais atraente para clientes em potencial.

Na minha experiência, os proprietários de empresas geralmente presumem que o serviço que oferecem a clientes em potencial é excelente, quando, na realidade, é bem comum, quando comparado ao que seus concorrentes estão oferecendo. Uma das razões para isso é que uma maneira fundamental de os provedores de serviços coletarem feedback sobre seus concorrentes é quando falam com antigos clientes de seus concorrentes. Um contador, por exemplo, falando com o ex-cliente descontente de um de seus concorrentes, provavelmente terá uma visão de cenário muito tendenciosa e pessimista.

A chave é descobrir o que você está realmente enfrentando e, em seguida, BATE-O, adicionando valor massivo.

Dica 9: Use empreendimentos conjuntos.

Um empreendimento conjunto é onde você e outra empresa ou pessoa se reúnem para (geralmente) fazer o cross-market de seus serviços. A chave para o sucesso do empreendimento conjunto, é encontrar alguém credível, que ofereça um produto ou serviço não conflituoso ao mesmo perfil de pessoa ou empresa que você.

Então, se você vende serviços de recrutamento para o setor de hospitalidade e eles vendem pacotes de benefícios para funcionários do setor de hospitalidade - BINGO! Eles podem incluir um de seus panfletos ou cartas em uma de suas correspondências e você pode fazer o mesmo por eles; todos ganham. Evite fazer um empreendimento conjunto com qualquer pessoa que entrar em contato com você via e-mail, a menos que você conheça ou possa dar uma olhada neles. Em caso de dúvida, deixe-o.

Dica 10: Use "relacionamentos endossados".

Uma relação endossada é semelhante a um empreendimento conjunto ... mas com uma enorme diferença:

A pessoa com quem você faz o empreendimento realmente lhe dá o seu endosso profissional ou pessoal. Isso é marketing pó de ouro. É um poderoso ativo de criação de confiança. Fornece a você, seus serviços e sua marca com credibilidade instantânea. Este é especialmente o caso, quando o endosso vem de uma fonte altamente respeitada.

Por exemplo: Em vez de apenas colocar um de seus folhetos de marketing em um dos seus envios de clientes (como em um empreendimento conjunto), eles realmente escrevem para seus clientes e dão a você o seu endosso completo.

Um relacionamento endossado é uma das ferramentas de marketing mais poderosas do planeta. Temos visto endosso marketing por e-mail retornar uma taxa de resposta positiva de 90%. Tenho visto recomendações endossadas, em que uma pessoa endossa outra a um contato, resultando em contratos altamente valiosos. Esta pode ser uma das dicas de marketing mais eficazes nesta lista!

Em suma, os relacionamentos endossados ​​abrem portas, criam confiança e criam oportunidades. E extremamente rápido. Certifique-se de adicionar esse valioso ativo comercial ao seu mix de marketing.

Dica Bônus: Entenda como os "atalhos para o sucesso" funcionam.

A Internet está repleta de pessoas que vendem a ideia de que você pode automatizar seu caminho para o sucesso. Eles oferecem produtos, programas, webinars, seminários e serviços, que prometem atalhos para o sucesso.

No mês passado, um leitor enviou para um amigo nosso um e-mail depois de perder mais de R$ 10 mil em um evento de sucesso financeiro, oferecido por um guru de auto-ajuda bastante conhecido. Ele explicou que isso a havia eliminado financeiramente e que ele se sentia um tolo por ser levado a acreditar que havia um atalho para se tornar um milionário.

Há duas coisas que você precisa lembrar, quando as pessoas lhe oferecem atalhos para o sucesso ou a riqueza da empresa:

  • Eles raramente são atalhos.
  • Eles nunca levam ao sucesso.

A realidade é que você não pode enganar seu caminho até o topo. O sucesso vem do trabalho duro E do trabalho inteligente. O sucesso vem mais rápido, quando você encontra o caminho mais direto e eficaz de onde você está para onde você quer estar. A melhor rota entre 2 pontos.

Parece assim: Em primeiro lugar, decida o que você deseja alcançar. Em seguida, junte uma estratégia, para levá-lo de onde você está agora, para onde você quer estar. Então, trabalhe sua estratégia. Coloque no esforço. Invista o tempo necessário e colha as recompensas.

O melhor atalho para o sucesso é evitar desvios dispendiosos.

Resumindo: ignore aqueles que afirmam ter atalhos para torná-lo rico ou bem-sucedido. As únicas pessoas que ganham desse lixo sem valor são aqueles que o vendem.

Dica Bônus: Aumente as vendas usando o poder da curiosidade.

Esta é uma das dicas de marketing mais poderosas que existe. Vem do entendimento de que todo inquérito de vendas ou novo questionamento de cliente que você recebe, tem uma coisa em comum.

O cliente ou cliente em potencial é curioso.

Eles querem um pedaço de informação, então eles entram em contato com você para descobrir. E, ao fazer isso, eles fornecem uma oportunidade de convertê-los de uma consulta para um cliente.

Em vez de construir a curiosidade, a maioria das pequenas empresas de marketing faz o oposto. Ele tenta responder a tantas perguntas quanto possível. Você verá listas, informações detalhadas e perguntas frequentes: uma série de respostas para as perguntas mais comuns. Tudo isso faz reduzir a necessidade de um cliente em potencial entrar em contato com você. Sim, deve haver um nível básico de informações, mas qualquer coisa que você faça além disso está prejudicando seus resultados de marketing.

Em vez de bombardear seus possíveis clientes com informações, seu marketing deve procurar despertar sua curiosidade. Deve inspirá-los a sentir que precisam ligar para você, enviar e-mail ou visitar você.

Então, revise seu marketing atual e decida se ele está criando curiosidade ou desgastando-o. Se você não está criando curiosidade, está perdendo uma oportunidade de marketing extremamente valiosa.

Dica Bônus: Pare de usar chavões em seu marketing

Usar palavras-chave em seu marketing enfraquecerá instantaneamente a eficácia de sua mensagem. Aqui estão apenas alguns usados ​​recentemente:

  • Interseção
  • Idealizar
  • Mergulho profundo
  • Pragmático
  • Perturbe
  • Paradigma

As pessoas usam palavras-chave em um esforço para parecer mais informadas ou impressionar as pessoas. Na realidade, eles têm exatamente o efeito oposto. Existem duas razões para isso.

  • Eles fazem pessoas informadas se encolherem. Esta é uma idéia terrível, se você quiser que seus colegas levem você a sério ou recomendem você.
  • Eles confundem os desinformados. Em outras palavras, seus clientes em potencial podem não ter ideia do que você está realmente tentando dizer. E essa é a última coisa que você precisa quando quer que as pessoas entendam sua mensagem.

A clareza é fundamental se você quiser que seu marketing seja bem-sucedido. Qualquer coisa, incluindo chavões, que cria confusão desnecessária deve ser evitada.

Dica Bônus: Concentre seu marketing nas pessoas certas.

Um erro comum cometido por proprietários de pequenas empresas é que eles não conseguem focar seu marketing corretamente. Como resultado direto, eles recebem poucos leads de vendas ou consultas de clientes.

A maneira mais eficaz de aumentar as vendas é concentrar-se nas pessoas que estão insatisfeitas com o fornecedor atual. Quando alguém não está feliz com o fornecedor atual, ele está ativamente interessado em mudar para um novo provedor. Eles são compradores altamente motivados; as pessoas exatas que você deve segmentar com o seu marketing!

Apesar do enorme valor de clientes em potencial insatisfeitos, a maioria dos proprietários de pequenas empresas comercializa seus serviços para grupos menos segmentados. Eles desperdiçam seu tempo e dinheiro com marketing para as pessoas, que estão felizes com seu fornecedor atual ou que não têm necessidade ou interesse no tipo de produto que vendem. Eles vão para o volume sobre o valor ... quantidade sobre a qualidade. Isso torna as coisas desnecessariamente difíceis. Também produz resultados anêmicos.

Sim, é uma boa ideia criar conhecimento do seu serviço. Na verdade, é essencial. A chave, no entanto, é alavancar seus esforços de marketing tanto quanto possível. E isso significa focar nos melhores clientes em potencial ... aquelas pessoas insatisfeitas que querem o que você oferece. Isso acontece porque, quando você se concentra no marketing para os insatisfeitos, seus resultados são superados!

Uma maneira de comercializar os insatisfeitos é ser fácil de encontrar quando eles estão procurando ajuda. Os mecanismos de pesquisa fornecem uma excelente maneira de alcançar isso. Isso porque seus clientes e clientes em potencial costumam pesquisar na Internet exatamente o que precisam, exatamente quando precisam. Assim, se encontrarem seu website, você receberá a atenção de alguém que esteja procurando ativamente exatamente o que você fornece.

SEO orgânico é talvez a maneira mais poderosa para conseguir isso, para os pequenos empresários. Resumindo, ao otimizar seu site e seu conteúdo, você pode se tornar orgânico (ou naturalmente) fácil de encontrar. O processo é algo que você pode aprender a fazer e, com o software certo, é bem fácil. Também pode ser extremamente eficaz. Por exemplo, sem pagar ninguém por anúncios, milhares de pessoas encontram o Blog de marketing de Jim toda semana, no exato momento em que procuram dicas de marketing ou ajuda de marketing.

A publicidade no Google (ou em outros provedores de pesquisa) é outra maneira de estar presente, quando os insatisfeitos procuram o tipo de produto ou serviço que você oferece. Pagar por um resultado de pesquisa de topo é muito mais rápido e fácil do que ganhar um ranking de pesquisa orgânica superior. No entanto, trata-se de um investimento em publicidade muito melhor do que anúncios típicos, voltado para setores específicos ou áreas geográficas. Com anúncios típicos, você paga com base no tamanho do público-alvo, embora a grande maioria nunca veja seu anúncio ou seja desinteressada. Você precisa ser mais esperto do que isso quando investe seu dinheiro de publicidade.

Em resumo: Procure os insatisfeitos. Não o desinteressado. Se você se encontrar trabalhando duro em seu marketing e NÃO obtendo os resultados de vendas desejados, PARE! Certifique-se de que você está fazendo as coisas certas, corretamente. Se você ainda não está fazendo nenhuma das atividades de marketing nesta página, experimente. Por quê? Porque já sabemos que eles funcionam muito bem. Esse é um ótimo lugar para começar, meu amigo.